CAROL – 2015

0

TÍTULO ORIGINAL :- Carol

DIRETOR :- Todd Haynes

ELENCO :-
Cate Blanchett (Carol Aird)
Rooney Mara (Therese Belivet)
Kyle Chandler (Harge Aird)
Sarah Paulson (Abby)
Carrie Brownstein (Genevieve Cantrell)
Jake Lacy (Richard)
Cory Michael Smith (Tommy Tucker)
John Magaro (Dannie)
Jim Dougherty (M. Semco)

SINOPSE :-
A jovem Therese Belivet (Rooney Mara) tem um emprego entediante na seção de brinquedos de uma loja de departamentos. Um dia, ela conhece a elegante Carol Aird (Cate Blanchett), uma cliente que busca um presente de Natal para a sua filha. Carol, que está se divorciando de Harge (Kyle Chandler), também não está contente com a sua vida. As duas se aproximam cada vez mais e, quando Harge a impede de passar o Natal com a filha, Carol convida Therese a fazer uma viagem pelos Estados Unidos.

CURIOSIDADES :-
– Adaptação do romance The Price of Salt, escrito por Patricia Highsmith sob o pseudônimo de Claire Morgan. Em 1990, a obra foi republicada com o título “Carol”. O longa também é a segunda adaptação de um livro da autora estrelado por Cate Blanchett. O primeiro foi O Talentoso Ripley (1999).

– A chefe da produtora Film4, Tessa Ross, relatou ter lutado por onze anos para produzir o filme.

– O olhar cinematográfico foi inspirado pela fotografia de Vivian Maier e Saul Leiter.

– Foi oferecido o papel de Therese para Rooney Mara, logo após a atriz completar Millennium – Os Homens Que Não Amavam as Mulheres (2011), porém ela recusou devido ao cansaço. Mia Wasikowska foi então escalada, mas logo deixou o projeto a fim de fazer A Colina Escarlate (2015). Mara veio a bordo novamente quando Todd Haynes assinou contrato para dirigir, em 2013.

– Cate Blanchett e Rooney Mara disseram ter uma grande química no set e filmar a cena de amor foi relativamente fácil. Blanchett deu crédito ao diretor Todd Haynes por fazer ela e Mara se sentirem confortáveis: “havia muita confiança entre Rooney e Todd e Todd e eu. Ele foi muito claro sobre como queria nos fotografar e quais partes ele usaria, para que todos nos sentíssemos muito seguros.”

– Phyllis Nagy escreveu o primeiro rascunho do roteiro em 1996.

– As referências cinematográficas de Todd Haynes sobre a década de 1950, baseiam-se no trabalho de Ruth Orkin e Morris Engel, especialmente o filme Lovers and Lollipops (1956).

– O filme estreou no Festival de Cannes 2015, onde concorreu à Palma de Ouro e sendo premiado com o Queer Palm e Interpretação feminina pela atuação de Rooney Mara.

– Carol foi aplaudido de pé após sua exibição no Festival de Cannes.

PREMIAÇÕES :-
– Indicado ao OSCAR 2016, nas categorias
Melhor Atriz – Cate Blanchett,
Melhor Atriz Coadjuvante – Rooney Mara,
Melhor Roteiro Adaptado,
Melhor Fotografia,
Melhor Figurino e
Melhor Trilha Sonora Original.

– Indicado ao GLOBO de OURO 2016, nas Categorias:
Melhor Filme Drama,
Melhor Diretor,
Melhor Atriz Drama – Cate Blanchett
Melhor Atriz Drama – Rooney Mara e
Melhor Trilha Sonora.

Compartilhar.

Sobre autor

Deixe um comentário