DUNA – 2021

0

TÍTULO ORIGINAL :- Dune

DIRETOR :- Denis Villeneuve

ELENCO :-
Timothée Chalamet (Paul Atreides)
Rebecca Ferguson (Lady Jessica)
Oscar Isaac (Duke Leto Atreides)
Jason Momoa (Duncan Idaho)
Stellan Skarsgård (Baron Vladimir Harkonnen)
Stephen McKinley Henderson (Thufir Hawat)
Josh Brolin (Gurney Halleck)
Javier Bardem (Stilgar)
Sharon Duncan-Brewster (Dr. Liet Kynes)
Chen Chang (Dr. Wellington Yueh)
Dave Bautista (Beast Rabban Harkonnen)
David Dastmalchian (Piter de Vries)
Zendaya (Chani)
Charlotte Rampling (Reverenda Mother Mohiam)
Babs Olusanmokun (Jamis)
Golda Rosheuvel (Shadout Mapes)
Roger Yuan (Lieutenant Lanville)
Stephen Collins (Deaf Trooper)

SINOPSE :-
O Duque Leto Atreides (Oscar Isaac), administra o planeta desértico Arrakis, também conhecido como Duna, lugar de única fonte da substância rara chamada de “melange”, usada para estender a vida humana, chegar a velocidade da luz e garantir poderes sobrehumanos. Para isso ele manda seu filho, Paul Atreides (Timothée Chalamet), um jovem brilhante e talentoso que nasceu para ter um grande destino além de sua imaginação, e seus servos e concubina Lady Jessica (Rebecca Fergunson), que também é uma Bene Gesserit. Eles vão para Duna, afim de garantir o futuro de sua família e seu povo. Porém, uma traição amarga pela posse da melange faz com que Paul e Jessica fujam para os Fremen, nativos do planeta que vivem nos cantos mais longes do deserto.

CURIOSIDADES :-
– Duna (1965), de Frank Herbert, é considerado um dos livros mais importantes da ficção científica, mas também uma obra difícil de ser adaptada devido a sua grandiosidade e complexidade temática.

– O primeiro cineasta que encarou o desafio de levar essa história para o cinema foi Alejandro Jodorowsky (A Montanha Sagrada) nos anos 70, mas suas ideias eram tão megalomaníacas (envolvendo nomes como Pink Floyd, Mick Jagger, Orson Welles e até Salvador Dalí) que ele não conseguiu financiamento para realizar a produção – o que é mostrado no excelente documentário Duna de Jodorowsky, de 2013

– Somente em 1984 que tivemos a primeira adaptação de Duna para o cinema, comandada por David Lynch (Cidade dos Sonhos), mas o filme passou por diversos problemas de produção e foi um fracasso de crítica e bilheteria.

– A obra só voltaria ao audiovisual em 2000, com uma minissérie pouco conhecida pelo público, e o insucesso desses versões anteriores fez com que Duna se tornasse um projeto complicado e arriscado em Hollywood, missão que Denis Villeneuve (Blade Runner 2049) aceitou, prometendo captar toda a magnitude desse universo e fidelidade ao material original em Duna (2021). Será que ele conseguiu?

Compartilhar.

Sobre autor

Deixe um comentário