A REDE SOCIAL – 2010

0

TÍTULO ORIGINAL :- The Social Network

DIRETOR :- David Fincher

ELENCO :-
Jesse Eisenberg (Mark Zuckerberg)
Justin Timberlake (Sean Parker)
Andrew Garfield (Eduardo Saverin)
Max Minghella (Divya Narendra)
Rooney Mara (Erica)
Dakota Johnson (Amelia Ritter)
Brenda Song (Christy)
Armie Hammer (Cameron Winklevoss)
Josh Pence (Tyler Winklevoss)
Joseph Mazzello (Dustin Moskovitz)
Malese Jow (Alice)
Caleb Landry Jones (Fraternity Guy)
Aaron Sorkin (Ad Executive)
Trevor Wright (Josh Thompson)
Shelby Young (K.C.)
John Getz (Sy)
Adrienne Rusk (Club 66 Girl)
David Selby (Gage)
Mark Saul (Bob)
Scott Lawrence (Maurice)
Abhi Sinha (Vikram)
Cedric Sanders (Reggie)
Toby Meuli (Will Johnson)
Caitlin Gerard (Ashleigh)
Douglas Urbanski (Larry Summers)
Emma Fitzpatrick (Sharon)
John Hayden (Howard Winklevoss)
Rashida Jones (Marylin Delpy)
Franco Vega (Policeman)
Bryan Barter (Billy Olsen)
Denise Grayson (Gretchen)
Steve Sires (Bill Gates)
James Shanklin (Príncipe Albert)

SINOPSE :-
Em uma noite de outono em 2003, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), analista de sistemas graduado em Harvard, se senta em seu computador e começa a trabalhar em uma nova ideia. Apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede social Facebook. O sucesso, no entanto, o leva a complicações em sua vida social e profissional.

CURIOSIDADES :-
– O verdadeiro Mark Zuckerberg disse que nunca assistiria o filme, mas acabou indo com seus funcionários. Ele comentou que o filme tem vários erros, mas acertaram em cheio na escolha de sua roupas.

– A cena em que Mark deixa a sala e encontra os gêmeos no corredor foi filmada na University of Southern California em Los Angeles. Enquanto a sala de aula de onde ele saiu fica no prédio Taper Hall of Humanities, o corredor do encontro fica no prédio Grace Ford Salvatori Hall.

– Baseado no livro “Bilionários por Acaso”, de Ben Mezrich. A obra conta a história do surgimento da rede social Facebook.

– A Rede Social é a segunda adaptação de um livro de Ben Mezrich pela produtora do ator Kevin Spacey, a Trigger Street Productions. A primeira foi com o livro “Bringing Down the House”, que virou o filme Quebrando a Banca (2008).

– Depois que o elenco foi fechado, David Fincher proibiu todo mundo de procurar contato com os personagens na vida real até que o filme tivesse acabado. O ator e cantor Justin Timberlake foi o único que realmente encontrou com o verdadeiro personagem, no caso Sean Parker, antes de fazer o filme. Os atores Armie Hammer e Josh Pence conheceram seus personagens na vida real, os irmãos Winklevoss, depois de terem participado do filme. O verdadeiro Mark Zuckerberg não se envolveu com o filme e nem conheceu, antes ou depois, o ator que o interpretou.

– Devido a dificuldade de encontrar dois atores gêmeos que pudessem interpretar os irmãos Cameron Winklevoss e Tyler Winklevoss, o diretor David Fincher optou por contratar dois atores diferentes, Armie Hammer (Cameron) e Josh Pence (Tyler). Como Hammer parecia mais com os verdadeiros irmãos, a opção do diretor foi fazer inúmeras cenas usando o seu rosto e, posteriormente, aplicando através da computação gráfica sobre as cenas de Tyler. Para que esse recurso ficasse perfeito, já que o ator Josh Pence só interpretava do pescoço para baixo, os dois passaram cerca de 10 meses juntos para reproduzir movimentos semelhantes e ajudar na aplicação do efeito no rosto.

– Justin Timberlake perdeu cerca de 8 kilos para seu papel. A intenção era ficar mais magro e parecer mais jovem.

– Um primo do ator Jesse Eisenberg trabalha no Facebook e, segundo informações, bem próximo do verdadeiro Mark Zuckerberg, diretor executivo da empresa.

– Jesse Eisenberg chegou a abrir uma conta no Facebook duas semanas antes do início das filmagens, mas quando tudo começou ele cancelou o registro.

– Em outubro de 2010, o verdadeiro Sean Parker disse para a revista Vanity Fair que encontrou Justin Timberlake e que o ator queria conhecê-lo melhor para sua preparação. Parker, porém, contou que disse para Justin que “conhecer o verdadeiro Sean Parker não irá ajudá-lo em nada porque o Parker do roteiro de Aaron Sorkin corresponde muito pouco a realidade”.

– Em uma da cenas de depoimentos, a invenção do Facebook colocava Mark Zuckerberg como “a coisa mais importante entre os 19 prêmios Nobel, 15 Pulitzer, dois atletas olímpicos de futuro e uma estrela de cinema”, um dos advogados pergunta: “Que estrela de cinema?”. A resposta é: “Isso importa?”. A estrela de cinema é, na verdade Natalie Portman, que estudou em Harvard entre 1999 e 2003 e ajudou o roteirista Aaron Sorkin com informações privilegiadas da época em que Facebook surgiu.

– A cena inicial da conversa entre os personagens de Jesse Eisenberg e Rooney Mara representaram oito páginas de roteiro e 99 tomadas.

– O filme estava cotado para receber a censura R (Proibido para menores de 18 anos) durante as filmagens, depois do corte final acabou levando uma censura mais branda, caindo para PG-13 (maiores de 13 acompanhados de responsável), o que aumentou a audiência do longa.

– Duas da câmeras Red One usadas nas filmagens pertencem ao cineasta Steven Soderbergh. Nos créditos finais existe um agradecimento especial para ele.

– A pequena participação do roteirista Aaron Sorkin como um executivo de publicidade não foi ideia dele e sim de David Fincher, que insistiu para que ele o fizesse.

– O ator e modelo Josh Pence remou de verdade nos tempos de faculdade e enfrentou os gêmeos Winklevoss dentro d’água.

PREMIAÇÔES :-
– Ganhou o Oscar 2011, nas categorias:
Melhor Roteiro Adaptado,
Melhor Trilha Sonora e
Melhor Edição.
– Indicado, nas categorias:
Melhor Filme,
Melhor Diretor – David Fincher,
Melhor Ator – Jesse Eisenberg,
Melhor Fotografia e
Melhor Mixagem de Som.

– Ganhou o Globo de Ouro 2011, nas categorias:
Melhor Filme – Drama,
Melhor Diretor – David Fincher,
Melhor Roteiro e
Melhor Trilha Sonora.
– Indicado, nas categorias:
Melhor Ator – Drama – Jesse Eisenberg e
Melhor Ator Coadjuvante – Andrew Garfield.

– Ganhou o Bafta 2011, nas categorias:
Melhor Diretor – David Fincher,
Melhor Roteiro Adaptado e
Melhor Edição.
– Indicado, nas categorias:
Melhor Filme,
Melhor Ator – Jesse Eisenberg e
Melhor Ator Coadjuvante – Andrew Garfield.

– Ganhou o César 2011, na categoria:
Melhor Filme Estrangeiro.

– Ganhou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2011, na categoria:
Melhor Filme Estrangeiro – Voto Popular.
– Indicado na categoria:
Melhor Filme Estrangeiro.

– Indicado ao MTV Movie Awards 2011, nas categorias:
Melhor Filme,
Melhor Ator – Jesse Eisenberg,
Melhor Revelação – Andrew Garfield e
Melhor Diálogo – “…A million dollars isn’t cool. You know what’s cool?” “A billion dollars. And that shut everybody up.” e “If you guys were the inventors of Facebook, you’d have intented Facebook”

Compartilhar.

Sobre autor

Deixe um comentário