LIGAÇÕES PERIGOSAS – 1988

0

TÍTULO ORIGINAL :- Dangerous Liaisons

DIRETOR :- Stephen Frears

ELENCO :-
Glenn Close (Marquesa de Merteuil)
John Malkovich (Visconde de Valmont)
Michelle Pfeiffer (Madame de Tourvel)
Swoosie Kurtz (Madame de Volanges)
Keanu Reeves (Chevalier Danceny)
Mildred Natwick (Madame de Rosemonde)
Uma Thurman (Cecile de Volanges)
Peter Capaldi (Azolan)
Joe Sheridan (Georges)
Valerie Gogan (Julie)
Laura Benson (Emilie)
Joanna Pavlis (Adele)

SINOPSE :-
França, 1788. A Marquesa de Merteuil (Glenn Close) precisa de um favor do seu ex-amante, o Visconde de Valmont (John Malkovich), pois seu ex-marido está planejando se casar com uma jovem virgem e ela deseja que o Marquês, que é conhecido por sua vida devassa e suas conquistas amorosas, a seduza antes do dia do casamento. No entanto, ele tem outros planos, pois planeja conquistar uma bela mulher casada (Michelle Pfeiffer), que sempre se mostrou fiel ao marido e é religiosa. A Marquesa exige então uma prova escrita dos seus encontros amorosos e, se ele conseguir tal façanha, ela lhe promete como recompensa passarem uma noite juntos. Mas os jogos de sedução fogem do controle e os resultados são bem mais trágicos do que se podia imaginar.

CURIOSIDADES :-
- Esta é a 2ª de 5 adaptações do livro “Les Liaisons Dangereuses”. Antes de Ligações Perigosas, foi filmado como As Ligações Amorosas (1959). O livro foi ainda filmado posteriormente como Valmont – Uma História de Seduções (1989), Segundas Intenções (1999) e Ligações Perigosas (2003).

- Na época em que foi publicado, o romance Les Liaisons Dangereuses, de Choderlos de Laclos, causou tamanho escândalo que Maria Antonieta encomendou uma cópia para sua biblioteca e mandou encapá-la para que mais ninguém soubesse o título ou o nome do autor.

- Drew Barrymore esteve próxima de conseguir o papel de Cécile.

- O cantor da cena da festa é o brasileiro Paulo Abel do Nascimento. Sua voz não se tornou mais grave na adolescência devido a uma rara insuficiência de testosterona.
Essa condição o tornou ideal para a interpretação de peças barrocas. Nos séculos 17 e 18, mais de 4 mil meninos italianos entre 7 e 9 anos de idade foram castrados para serem transformados em cantores com voz de criança e pulmões de adulto.

-Este é o 1º filme em que o diretor Stephen Frears e a atriz Michelle Pfeiffer trabalharam juntos. O posterior foi Chéri (2009).

- Último filme de Mildred Natwick.

- Swoosie Kurtz, que interpreta Madame de Volanges, intrepretou a Dra. Greenbaum em Segundas Intenções (1999), versão contemporânea de Ligações Perigosas. Em ambos os filmes, Valmont seduz a sua filha.

PREMIAÇÕES :-
- Ganhou O Oscar 1989, nas categorias:
Melhor Roteiro Adaptado,
Melhor Direção de Arte e
Melhor Figurino.
- Indicado nas categorias:
Melhor Filme,
Melhor Atriz – Glenn Close,
Melhor Atriz Coadjuvante – Michelle Pfeiffer e
Melhor Trilha Sonora.

- Ganhou o César na categoria:
Melhor Filme Estrangeiro.

Compartilhar.

Sobre autor

Deixe um comentário