terça-feira, 1 de julho de 2014

DE VOLTA PARA O FUTURO - 1985
























TÍTULO ORIGINAL :- Back To The Future
DIRETOR :- Robert Zemeckis



ELENCO
Michael J. Fox (Marty McFly)
Christopher Lloyd (Dr. Emmett "Doc" Brown)
Lea Thompson (Lorraine Baines / Lorraine McFly)
Crispin Glover (George McFly)
Thomas F. Wilson (Biff Tannen)
Claudia Wells (Jennifer Parker)
Mark McClure (Dave McFly)
Wendie Jo Sperber (Linda McFly)
George DiCenzo (Sam Baines)
Lee McCain (Stella Baines)
James Tolkan (Sr. Strickland)
Billy Zane (Match)

SINOPSE
Marty McFly (Michael J. Fox) aciona acidentalmente uma máquina do tempo construída pelo cientista Dr. Emmett (Christopher Lloyd) em um Delorean, retornando aos anos 50. Lá conhece sua mãe Lorraine Baines (Lea Thompson), antes ainda do casamento com seu pai, que fica apaixonada por ele. Tal paixão põe em risco sua própria existência, pois alteraria todo o futuro, forçando-o a servir de cupido entre seus pais.

 Curiosidades
- O ator inicialmente contratado para interpretar Marty McFly foi Eric Stoltz, que chegou até a gravar algumas cenas como o personagem. Mas, como os produtores consideraram que Stoltz não convenceria como um adolescente nas telas, ele foi preterido por Michael J. Fox.
- Originalmente, era intenção de Robert Zemeckis que a máquina do tempo fosse construída em uma geladeira. A idéia foi abortada porque havia o temor de que crianças resolvessem escalar geladeiras e até mesmo entrar nelas, por causa do filme.
- Houveram várias modificações até que se encontrasse a máquina do tempo perfeita para De Volta Para o Futuro. Uma delas era que a máquina estivesse instalada em um Delorean, mas apenas funcionasse se o carro fosse dirigido durante uma simulação de explosão de uma bomba atômica.
- O shopping onde Marty McFly encontra Doc Brown antes da viagem no tempo chama-se "Twin Pines Mall". Dr. Brown comenta que o velho fazendeiro Peabody plantou em seu terreno dois pinheiros, e que em tal terreno teria sido construído o shopping. Quando Marty viaja no tempo, ele aparece exatamente na fazenda de Peabody, com o Delorean se chocando em um dos pinheiros. Quando ele retorna ao presente, ao término do filme, o shopping tem outro nome, se chamando "Lone Pine Mall".
- O "Mr. Fusion Home Energy Converter", instalado no Delorean já no final do filme, foi construído a partir de um moedor de grãos de café, entre outros objetos.
- Uma cena em particular de De Volta Para o Futuro apenas foi mostrada quando o filme foi exibido na TV americana, em 1990: quando o Doc Brown de 1955 vasculha o jaleco dele mesmo no futuro e lá encontra um exemplar da revista Playboy da época.
- Uma cena filmada, mas deletada na edição final de De Volta Para o Futuro, mostrava Marty McFly vendo sua mãe colando numa prova na escola.
- Um teatro mostrado em 1955 possui dois títulos em um cartaz: "A Boy's Life" e "Watch the Skies". Eles são nada mais nada menos que os títulos iniciais de dois grandes sucessos da carreira de Steven Spielberg, E.T., O Extra-terrestre (1982) e Contatos Imediatos de Terceiro Grau (1977).
- A data em que Marty McFly viaja para o passado, 5 de novembro, é a mesma data da viagem no tempo mostrada no filme Um Século em 43 Minutos (1979).
- A rua principal da cidade mostrada em De Volta Para o Futuro é a mesma utilizada em Gremlins (1984).
- No laboratório de Doc Brown, quando Marty McFly conecta sua guitarra em uma caixa amplificadora, aparece um aviso com os dizeres "CRM-114". Trata-se de uma homenagem a dois filmes do diretor Stanley Kubrick, já que CRM é o nome do decodificador de mensagens de Dr. Fantástico (1964) e 114 é o número serial da exploração em Júpiter, de 2001 - Uma Odisséia no Espaço (1968).
- Entre os produtores executivos de De Volta Para o Futuro está o diretor Steven Spielberg.
- Nos créditos finais do filme, é creditado a Marty McFly, personagem de Michael J. Fox em De Volta Para o Futuro, a voz na música "Johnny B. Goode".
- De Volta Para o Futuro arrecadou nas bilheterias de todo o planeta mais de US$ 350 milhões.
- De Volta Para o Futuro é o primeiro de uma série de 3 filmes baseados nos personagens Marty McFly e Doc Brown. Os demais são De Volta Para o Futuro 2 (1989) e De Volta Para o Futuro 3 (1990).

Premiações
- Ganhou o Oscar, na categoria:
Melhores Efeitos Sonoros.
- E foi indicado nas categorias:
Melhor Roteiro Original,
Melhor Canção ("The power of love") e
Melhor Som.
- Foi indicado ao Globo de Ouro, nas categorias:
Melhor Filme em Comédia/Musical,
Melhor Ator em Comédia/Musical (Michael J. Fox),
Melhor Roteiro e
Melhor Canção ("The power of love").

0 comentários:

Postar um comentário

 

Seguidores

Facebook