quarta-feira, 17 de julho de 2013

O CÓDIGO DA VINCI - 2006












TÍTULO ORIGINAL :- The Da Vinci Code
DIRETOR :- Ron Howard


ELENCO
Tom Hanks (Robert Langdon)
Audrey Tautou (Sophie Neveu)
Ian McKellen (Sir Leigh Teabing)
Alfred Molina (Bispo Aringarosa)
Jürgen Prochnow (André Vernet)
Paul Bettany (Silas)
Jean Reno (Bezu Fache)
Etienne Chicot (Tenente Collet)
Jean-Pierre Marielle (Jacques Sauniere)
Clive Carter (Inspetor-chefe)
Seth Gabel (Michael)
Marie-Françoise Audollet (Irmã Sandrine)
David Bark-Jones (Richard)
Jean-Yves Berteloot (Remy)
Daisy Doidge-Hill (Sophie Neveu - 8 anos)
Paul Herbert (Pai de Sophie - jovem)
Peter Pedrero (Pai de Silas - jovem)
Christopher Fosh  (PC Edwards)
Joe Grossi  (Church Official)

SINOPSE
O famoso simbologista e professor Robert Langdon (Tom Hanks) é convocado a comparecer ao Museu do Louvre uma certa noite, onde o curador foi assassinado, deixando para trás um rastro de pistas e símbolos misteriosos. Com a própria vida em jogo e a ajuda da agente Sophie Neveu (Audrey Tautou), criptóloga da polícia, Langdon descobre uma série de mensagens atordoantes ocultas nas obras de Leonardo da Vinci, que levam a uma sociedade secreta cuja missão é proteger um segredo secular que permanece guardado há 2.000 anos.

Curiosidades
- Joel Surnow, criador da série de TV "24 Horas", queria que a trama de "O Código Da Vinci" servisse de base para a 3ª temporada da série. Surnow convenceu o produtor da série, Brian Grazer, a comprar os direitos de adaptação do livro de Dan Brown. Entretanto o autor recusou todas as propostas feitas, dizendo que não queria que seu livro virasse um programa de TV.
- Os direitos de adaptação do livro "O Código Da Vinci" foram adquiridos pela Sony Pictures por US$ 6 milhões. Para produzir a versão para o cinema foi contratado Brian Grazer, que anteriormente tentara adaptar o livro para a TV.
- Na opinião do diretor Ron Howard o ator ideal para interpretar Robert Langdon era Bill Paxton, que não pôde aceitar o projeto devido a conflitos de agenda.
- Russell Crowe, Hugh Jackman, Ralph Fiennes e George Clooney estiveram cotados para interpretar o personagem Robert Langdon.
- Julie Delpy, Sophie Marceau, Virginie Ledoyen, Judith Godrèche, Linda Hardy e Kate Beckinsale estiveram cotadas para interpretar a personagem Sophie Neveu.
- Christopher Eccleston e Ingvar Eggert Sigursson estiveram cotados para interpretar o personagem Silas.
- Um personagem foi oferecido ao ator Jouko Ahola, que terminou não integrando o elenco do filme.
- Este é o 3º filme em que o diretor Ron Howard e o ator Tom Hanks trabalham juntos. Os anteriores foram Splash - Uma Sereia em Minha Vida (1984) e Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo (1995).
- Este é o 2º filme em que o diretor Ron Howard e o ator Paul Bettany trabalham juntos. O anterior foi Uma Mente Brilhante (2001).
- Inicialmente seria James Horner o compositor da trilha sonora de O Código Da Vinci, mas ele desistiu do projeto para trabalhar em O Novo Mundo (2005).
- O Ministério da Cultura francês permitiu que a equipe de filmagens rodasse cenas no interior do verdadeiro Museu do Louvre.
- O sino da catedral de Lincoln, que badala de hora em hora, ficou em silêncio durante do dia 15 a 19 de agosto de 2005, devido às filmagens no local. Foi a 1ª vez em que isto ocorreu desde a 2ª Guerra Mundial.
- Como os produtores não obtiveram permissão para usar iluminação artificial na Mona Lisa, uma réplica foi usada nas cenas em que o quadro é visto.

Premiações
- Foi indicado ao Globo de Ouro, na categoria:
Melhor Trilha Sonora.
- Foi indicado ao Framboesa de Ouro, na categoria:
Pior Diretor.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Seguidores

Facebook