sábado, 29 de setembro de 2012

SPARTACUS - 1960














TÍTULO ORIGINAL :- Spartacus
DIRETOR :- Stanley Kubrick 


ELENCO
Kirk Douglas (Spartacus)
Laurence Olivier (Marcus Licinius Crassus)
Peter Ustinov (Lentulus Batiatus)
Jean Simmons (Varinia)
Charles Laughton (Sempronius Gracchus)
John Gavin (Caius Julius Caesar)
Nina Foch (Helena Glabrus)
John Ireland (Crixus)
Herbert Lom (Tigranes Levantus)
John Dall (Marcus Publius Glabrus)
Charles McGraw (Marcellus)
Joanna Barnes (Claudia Marius)
Harold Stone (David)
Woody Strode (Draba)
Peter Brocco (Ramon)
Tony Curtis (Antoninus)
Anthony Hopkins (Marcus Licinius Crassus - voz)

SINOPSE
Spartacus (Kirk Douglas), um homem que nasceu escravo, labuta para o Império Romano enquanto sonha com o fim da escravidão. Ele, por sua vez, não tem muito com o que sonhar, pois foi condenado à morte por morder um guarda em uma mina na Líbia. Mas seu destino foi mudado por um lanista (negociante e treinador de gladiadores), que o comprou para ser treinado nas artes de combate e se tornar um gladiador. Até que um dia, dois poderosos patrícios chegam de Roma, um com a esposa e o outro com a noiva. As mulheres pedem para serem entretidas com dois combates até à morte e Spartacus é escolhido para enfrentar um gladiador negro, que vence a luta mas se recusa a matar seu opositor, atirando seu tridente contra a tribuna onde estavam os romanos. Este nobre gesto custa a vida do gladiador negro e enfurece Spartacus de tal maneira que ele acaba liderando uma revolta de escravos, que atinge metade da Itália. Inicialmente as legiões romanas subestimaram seus adversários e foram todas massacradas, por homens que não queriam nada de Roma, além de sua própria liberdade. Até que, quando o Senado Romano toma consciência da gravidade da situação, decide reagir com todo o seu poderio militar

Curiosidades
- Além de estrelar Spartacus, o ator Kirk Douglas foi também produtor executivo do filme.
- Em 1991 foi lançada uma versão restaurada de Spartacus, que continha 13 minutos a mais que o original. Nesta nova versão, o ator Anthony Hopkins dublou a voz de Laurence Olivier na cena de banho entre seu personagem, Crassus, e Antoninus (Tony Curtis).
- Inicialmente, o filme seria dirigido por Anthony Mann, que inclusive dirigiu a cena inicial do filme. Entretanto, desentendimentos com os produtores fizeram com que ele se afastasse do projeto e Stanley Kubrick assumisse seu lugar.
- O som da multidão gritando "Spartacus! Spartacus!" foi na verdade gravado durante uma partida de futebol americano no Spartan Stadium, sede do time da Universidade de Michigan.
- Mais de 8500 extras foram utilizados nas cenas de batalha entre o exército romano e a rebelião liderada por Spartacus.
- Refilmado para a TV como Spartacus (2004).

 Premiações
- Ganhou o Oscars nas categorias:
Melhor Ator Coadjuvante (Peter Ustinov)
Melhor Fotografia - A Cores
Melhor Direção de Arte - A Cores e
Melhor Figurino - A Cores.
- E foi indicado nas categorias:
Melhor Edição e
Melhor Trilha Sonora.
- Ganhou o Globo de Ouro, nas categorias:
Melhor Filme - Drama

0 comentários:

Postar um comentário

 

Seguidores

Facebook