sábado, 24 de março de 2012

JUVENTUDE TRANSVIADA - 1959














TÍTULO ORIGINAL :- Rebel Without a Cause.
DIRETOR :- Nicholas Ray 


ELENCO
James Dean (Jim Stark)
Natalie Wood (Judy)
Sal Mineo (John Crawford)
Jim Backus (Frank Stark)
Ann Doran (Sra. Stark)
Corey Allen (Buzz Gunderson)
William Hopper (Pai de Judy)
Rochelle Hudson (Mãe de Judy)
Dennis Hopper (Goon)
Edward Platt (Ray Fremick)
Steffi Sidney (Mil)
Marietta Candy (Enfermeira)
Frank Mazzola (Crunch)

SINOPSE
O jovem Jim Stark (James Dean), recém-chegado com a família a uma cidade do interior americano, vai parar na delegacia local por embriaguez e lá conhece a garota Judy (Natalie Wood), que tinha brigado com os pais e tentado fugir de casa. Nos dias seguintes, Jim tenta se aproximar de Judy, mas é hostilizado pela turma da qual ela faz parte. O líder do grupo, o delinqüente Buzz (Corey Allen), desafia-o para uma prova de coragem com carros roubados. Durante a prova, que consiste em saltar do carro antes que ele caia num abismo, Buzz morre. Sua gangue persegue Jim e seus novos amigos, Judy e Plato (um garoto abandonado pelos pais), temendo que eles informem à polícia sobre o acidente.

Curiosidades
- Inicialmente Juventude Transviada seria em preto e branco, sendo que inclusive algumas cenas do filme chegaram a ser rodadas desta forma. A mudança para colorido ocorreu devido a uma decisão interna da Warner Bros., que, por razões de prestígio, decidiu que todos os filmes feitos em CinemaScope deveriam ser a cores.
- Nas cenas rodadas em preto e branco o personagem Jim Stark tinha uma concepção diferente, usando uma jaqueta marrom e óculos. Após a Warner ordenar a refilmagem a cores o diretor Nicholas Ray, com o consentimento do figurinista Moss Mabry, retirou os óculos do personagem e fez com que ele usasse uma jaqueta vermelha.
- O roteiro de Juventude Transviada foi criado se baseando em uma pequena história sobre disputa de gangues de jovens, tendo apenas a sequência do duelo de carros. A Warner comprou esta idéia e, apenas depois, se desenvolveu uma história em torno dela.
- O diretor Nicholas Ray pesquisou o cotidiano das gangues, acompanhando algumas em Los Angeles por várias noites.
- A atriz Jayne Mansfield esteve cotada para interpretar a personagem Judy.
- James Dean teve malária durante as filmagens.
- O ator Frank Mazzola fez parte de uma gangue de rua de Hollywood e ensinou James Dean sobre como lutar de forma realista com uma faca.
- A luta entre os personagens de James Dean e Corey Allen usou facas verdadeiras. Para rodar a cena os atores usaram proteção por baixo de suas roupas.
- A piscina vazia em que os personagens sentam e conversam sobre suas vidas foi especialmente construída para os sets de filmagens de Crepúsculo dos Deuses (1950).
- O orçamento de Juventude Transviada foi de US$ 1,5 milhão.

Premiações
- Foi indicado ao Oscar, nas categorias:
Melhor Ator Coadjuvante (Sal Mineo)
Melhor Atriz Coadjuvante (Natalie Wood) e
Melhor Roteiro - Estória.
- Foi indicado ao BAFTA, nas categorias:
Melhor Filme e
Melhor Ator Estrangeiro (James Dean).

0 comentários:

Postar um comentário

 

Seguidores

Facebook